terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Tempo para que te quero?

É preciso dar tempo ao tempo.
*********************************************************************************
O tempo é um conceito humano e pertence ao campo da relatividade senão vejamos! Se pedir à classe médica para lhe referir qual a queixa que ouvem com mais frequência nos seus consultórios da boca daqueles que os consultam, irão provavelmente ouvir dizer-lhes que é o cansaço! Assim dirão dos seus doentes:
- Estes queixam-se constantemente de que já não têm a energia que costumava ter, estão sempre cansados…
Referem com frequência que se arrastam para fora da cama à segunda-feira de manhã, depois esforçam-se por se arrastarem ao longo de toda a semana, e, apesar de tentarem descontrair-se durante o fim de semana, com divertimentos ou actividades lúdicas, voltam a arrastar-se de novo para fora da cama, para se preparem para mais uma semana de trabalho na segunda feira seguinte, voltando à mesma rotina durante toda a semana, para chegarem ao fim de semana de novo em nova rotina e assim vão passando os anos…
Outras vezes queixam-se de uma forma mais depressiva que:
“Doutor, já não sinto aquele entusiasmo de quando era novo e agora cada vez mais me capacito de que já não tenho tempo de viver a vida que queria… já nada me motiva!” “…sinto-me frustrado, incomodado, depressivo, sinto que estou a perder o gosto pela vida e fico muitas vezes prostrado, a pensar estupidamente, o que é afinal viver?” “…Talvez quando um dia me reformar, já vou ter todo o tempo da vida, ou do resto da minha vida, para fazer aquilo que queria e não fiz, mas com que motivação e para quê? A fazer o quê?”
Enfim! Acabamos todos por ter tempo para aquilo que nos interessa e motiva. Só não temos tempo para o que não nos interessa!
O tempo é um poderoso senhor, que governa muitas coisas - dizia Viriato no segundo acto da tragédia Sertorius de Pierre Corneille.
*********************************************************************************
José Ferreira Bomtempo
Sande – Vila Nova
Janeiro de 2007
*********************************************************************************

Sem comentários: