segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

O QUE SÃO OS BIFIDUS DO IOGURTE?

SERÁ QUE OS BIFIDUS SERÃO LIVRES?
_________________________________________________________________________________
O problema do bifidus activo, que o Miguel Góis teve a coragem de abordar, é apenas mais uma discussão que está por fazer na sociedade portuguesa. Confesso desde já que, na temática dos lacticínios, não sou especialista.
Há-os em Portugal, e bons, mesmo sem contar com o comentador, que tudo sabe e muito diz de tudo e nada, conhecido por “Nuno Rogeiro”, sim aquele que manda piropos às alunas do género “espero que as suas respostas sejam tão curtas como as suas saias e tão boas como as suas pernas”, que é especialista em todas as temáticas e mais algumas dos arredores desde o contrabando das armas até à temática dos “talibans”, para acabar com a guerra do Iraque (parece que a CIA já o contactou para poder vir a ser conselheiro da casa branca na nova administração Bush)…. Mas sigamos adiante para outro lado porque o tema é outro, portanto:
Há vasta bibliografia sobre o tema dos “bifidus” e Eduardo Prado Coelho certamente que a conhece, pelo que já esboçou as principais linhas das diversas obras, navegando qual internauta convicto, pelas páginas da WEB, vulgo Internet, e segundo rezam as más línguas perdeu horas e horas de sono, só que…
Bem, munido apenas da lógica, deixo aqui um contributo para o debate:- A designação “bifidus activo” pressupõe a existência de um “bifidus passivo”. Esta é que é a questão central, e tem sido escamoteada porque levanta problemas embaraçosos e toca num tema tabu: “Será que o bifidus activo e o bifidus passivo estão juntos no iogurte?” E, se sim, será que fazem coisas lá dentro?
- Por outro lado, devem eles poder casar e adoptar Danoninhos? (OK, esta última questão já é parva, mas as outras são pertinentes e gostava de as ver esclarecidas.) No fundo, a interrogação que paira sobre a cabeça de todos é esta: o que albergamos nos nossos frigoríficos é uma inocente embalagem de leite coalhado ou um despudorado quarto escuro lácteo para micro-organismos larilas?
BIFIDUS: É com galhardia que assumo que nunca comi um iogurte com bifidus activo. Nem hei-de comer. Não sei porquê, mas não gosto da ideia de haver malta a correr, de um lado para o outro, dentro do meu corpo. MG
- Fica a dúvida e eles ainda nem descobriram nem o “KEFIR” nem a “IRMANDADE DO CLISTER”!
Estou mesmo a imaginar a cara com que vão ficar tanto o Nuno Rogeiro como o Eduardo Prado Coelho quando descobrirem isso e que “SÓ O CLISTER LIBERTA!”
************************************************************
José Ferreira Bomtempo
Caldas de Vizela, 23 de Novembro de 2006
************************************************************

Sem comentários: