sábado, 13 de janeiro de 2007

DESEJOS SÃO PARA SE CUMPRIR

Desejos de belas estátuas
**********************************************************************

Num lindo e florido jardim de uma cidade do nosso belo país, encontravam-se no interior de um lago, bem no seu centro, uma soberba estátua, representado três seres humanos em pose ternurenta, sendo todas elementos do sexo feminino.
Acariciando-se de frente umas paras as outras em pose erótica, durante anos e anos foram observando impassíveis e inertes, tudo o que se ia passando em seu redor.Num belo e solarengo dia de Primavera, corroído pela paixão que tal atitude simbólica as estátuas feministas representavam, apareceu-lhes um anjo malicioso com poderes inauditos que olhando sobranceiramente para aquele trio malicioso propões-lhes algo que não poderiam de forma nenhuma recusar:- Anjo: Como vocês têm sido estátuas exemplares, trazendo tanto deleite a quem vos contempla, vou, fazendo uso dos meus poderes, conceder-lhes apenas e só 30 minutos de vida, para que possam com esse tempo fazer aquilo que muito bem lhes apetecer!
As estátuas nem responderam, dada a sua situação de seres inertes, pelo que assim que o anjo acabou de falar, eis que elas ganharam vida. Mal refeitas da sua nova situação, olharam-se umas para as outras, sorriram e correram para trás de uns arbustos. O anjo encantou-se ao ouvir os risinhos que elas exprimiam, enquanto se ouvia um agitado barulho de arbustos a partir e o restolhar das folhas secas.
Após 15 minutos de intenso labor, as estátuas acabam por sair de trás dos arbustos com uma expressão de excessiva satisfação, de tal forma que o anjo acaba por ficar algo confuso, pois não estava à espera que apenas em metade do tempo concedido, elas tivessem já regressado à sua presença, pelo que perguntou-lhes:
- Não compreendo pois ainda vos restam 15 minutos! Não querem aproveitar ainda esse tempo que vos falta?
Foi então que estupefacto, o anjo observou uma das estátuas olhar para as outras duas congéneres femininas e perguntar-lhes sorridente:
- Qual de vocês quer repetir?
Sorrindo maquiavélicamente uma das estátuas responde:
- Mas claro! E porque não? Só que desta vez são vocês que vão segurar nos pombos enquanto eu lhes cago na cabeça, está bem?


*****************************************
Adaptado por
José Ferreira Bomtempo
_________________________________________
Da anedota do dia do portal:
****************************************
“HUMOR ILIMITADO”
****************************************

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

ESCOLA SECUNDÁRIA DE VIZELA

ENSINO RECORRENTE
____________________________________________________________________
MAGUSTO – 2006-2007
____________________________________________________________________

O Outono, já havia começado há longos dias e o mês de Novembro seguia com uma temperatura quente, seca e colorida pelas folhas das árvores de tons verdes,amarelos, laranjas, castanhos, numa variedade tal, que nos faz tomar consciência da riqueza inesgotável do nosso “ ASTRO REI ”, que é o “ SOL “. No jardim da “Escola Secundária de Caldas de Vizela“,os vários tapetes verdes surgem enriquecidos pelas espécies de árvores que aparecem com os seus troncos elegantes,dando origem a uma variedade de folhagem, de flores,de sementes,de pássaros,que nos transmitem a harmonia interior de quem os cuida.Os professores, funcionários e alunos percorrem este calmo jardim, de manhã à noite, agitados pelas suas responsabilidades, num vai e vem imparável, desde o mês de Setembro!
Nada mais justo do que uma paragem para relembrar a ”Lenda de S. Martinho! O corpo e a alma em união perfeita, pedem uma pausa de reflexão. Nada mais reconfortante, que gozar o “Verão de S. Martinho”, que pensar nas nossas riquezas naturais! Pois não é neste espaço de terra, que é o Norte de Portugal, em que nós habitamos?
O castanheiro é uma árvore natural da nossa região e o seu fruto, a castanha, é bastante apreciado, tendo sido em tempos a base da alimentação de muitos povos da península ibérica! Que beleza e que riqueza, uma autentica dádiva dos deuses e tão desprezado nos tempos que correm por outros produtos de inferior magnificência! Um fruto que tem funções e propriedades variadas. Podemos assá-las, cozê-las ou fazer farinha e juntá-la como condimento de variados pratos da nossa gastronomia.
O Ensino Recorrente há longos anos, nesta escola, leccionando nas horas em que o Sol se esconde e a lua surge, decidiu perfumar-se com os saberes e os sabores da “Tradição Portuguesa. E, quando se toma uma decisão, há que levá-la até ao fim! E, da melhor forma possível!
Foi um tal de mexer a imaginação! Professores, funcionários e alunos, arregaçaram as mangas! Num tacho muito grande da cantina, orientada pelo senhor José, colocou-se todos os ingredientes: a broa, as castanhas, as azeitonas, os rojões e as maçãs! Mas não pensem que foi só isso, também surgiram no polivalente da escola, os músicos, as cantigas ao desafio, e as belas quadras produzidas pelos alunos nas aulas! Que riqueza, quando conseguimos ver do que somos capazes! Professores, funcionários e alunos, alegres e finalmente felizes! Que delícia! Quanta energia em tão belas iguarias!...No ambiente quente dado pela cor da toalha, pelos ouriços, pelas folhas, pela harmonia criada por tanta coisa bela.
Foi confortante provar as iguarias apetitosas que faziam surgir expressões calmas, mas cheias de força, de alegria e de vontade de viver! O sabor puro da tradição estava ali, as canções espontâneas dos elementos do rancho, enchiam o ambiente que não sabia o que era a monotonia!
Houve a dança, a roda e os cantares de quem já tem traquejo da vida, do trabalho, e que quer continuar a viver! Não havia pressa de partir!...
Mas, vamos lá, somos gente responsável, e há que pensar no amanhã! …
************************************************************************************
Amélia Macedo

Vizela, 11 Dezembro 2006
************************************************************************************

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Galeria Fotográfica do Autor do Blog


Executem por favor um duplo clique com o botão esquerdo do rato sobre a foto que se encontra em cima para visualizarem o álbum fotográfico.
*********************************************************************************

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Poesia e pensamento

Portanto:
Pensamento do Dia:

"O trabalho fascina-me tanto, tanto, que chego a ficar parado a olhar para ele; sem conseguir fazer nada."